No próximo dia 18 novembro, vão ser divulgados os projetos já desenvolvidos no âmbito da THINK TANK – Iniciativa Antifraude que visa a boa utilização dos fundos da União Europeia, através da Procuradoria-Geral da República.
O evento sob o tema ‘Fundos Europeus e Desenvolvimento Económico, Social e Cultural’ terá lugar a partir das 14h00, no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa.
O impacto da situação económica e o contributo de uma cultura antifraude serão os temas debatidos ao longo do encontro, que conta com a participação de Elisa Ferreira, Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, e Lucília Gago, Procuradora-Geral da República, entre outras personalidades.
Consulte o PROGRAMA e INSCREVA-SE aqui até 15 de novembro.
THINK TANK no combate à fraude
O THINK TANK é um grupo de reflexão multidisciplinar, do qual a AD&C faz parte, orientado para a análise antecipatória e multidisciplinar, das respostas jurídica, administrativa, económica e financeira, veiculadas através dos Fundos Europeus, em particular aqueles reportados à emergência da crise pandémica resultante da COVID-19.
O Grupo identifica as áreas de elevado risco de comportamentos fraudulentos e avalia os contributos para a definição de estratégias de prevenção e combate a fraudes na utilização dos recursos financeiros da União Europeia.
No âmbito das suas atividades de prevenção da fraude, o Grupo de Reflexão THINK TANK já publicou dois ESTUDOS.
Encontra aqui disponíveis para consulta: o ESTUDO ‘Identificação de Padrões de Fraude com Fundos da UE sob Gestão Partilhada – Semelhanças e Diferenças entre Estados Membros’ e o RELATÓRIO ‘A Política Antifraude nas Principais Entidades Responsáveis pela Gestão e Controlo dos Fundos da UE’.
Fonte: ThinkTank/AD&C