O projeto de cooperação transfronteiriça Migra-Minho (Galiza-Norte de Portugal), é um dos finalistas da 6.ª edição dos Prémios Natura 2000 entre os 40 projetos apresentados pelos países membros da União Europeia.
O Migra-Minho é um projeto transfronteiriço que envolveu seis parceiros espanhóis e portugueses, a trabalhar em conjunto para melhorar o estado de conservação das populações de peixes migratórios no rio Minho.
Através deste projeto, cofinanciado pelo FEDER através do Programa Interreg Espanha-Portugal (2014-2020), foram removidos obstáculos e realocados peixes migratórios, bem como restaurados 9 000 hectares de habitats protegidos ao longo do rio.
O Prémio Natura 2000, atribuído pela Comissão Europeia, reconhece os esforços dos países europeus para proteger e restaurar os ecossistemas naturais através de ações de conservação e sensibilização de habitats e espécies.
O prémio estabelece 5 categorias: Conservação da Terra, Conservação Marinha, Benefícios Socioeconómicos, Comunicação Transfronteiriça e Cooperação, sendo esta última a categoria na qual concorre o Migra-Minho.
O projeto vencedor em cada categoria será revelado em maio próximo, durante a cerimónia de entrega dos Red Natura 2000 European Awards, realizada em Bruxelas.
A distinção seria um reconhecimento do trabalho conjunto realizado entre a Galiza e o Norte de Portugal na proteção da biodiversidade e na conservação da natureza.
Entre todos os projetos finalistas, o público europeu também escolherá o vencedor do Prémio Cidadania Europeia através de uma votação pública que poderá ser realizada até 27 de abril AQUI.
Saiba tudo sobre o projeto Migra-Minho.
Fonte: POCTEP