Hoje, no Dia da Europa, a Comissão Europeia lança uma consulta pública em linha para perguntar a todos os europeus que rumo desejam que a União Europeia siga no futuro.
Consulta sobre o Futuro da Europa
Esta consulta sem precedentes, que se inscreve num debate mais vasto sobre o futuro da Europa lançado com o Livro Branco da Comissão em 1 de março de 2017, foi preparada por um grupo de 96 cidadãos oriundos de 27 Estados-Membros, que se reuniram para decidir quais as perguntas a colocar aos seus concidadãos europeus.
A consulta em linha decorrerá paralelamente aos Diálogos com os cidadãos organizados atualmente pela Comissão Europeia e pelos Estados-Membros. Desde 2012, realizaram-se cerca de 700 destes debates públicos interativos em 160 cidades; a Comissão irá aumentar a sua frequência até às eleições europeias de maio de 2019, tendo o objetivo de organizar mais 500 eventos.
Além do trabalho da Comissão, estão atualmente a ser organizados Diálogos com os cidadãos por parte dos governos nacionais em todos os Estados-Membros, na sequência de uma iniciativa lançada por França, que recebeu o apoio dos chefes de Estado e de Governo da futura União Europeia a 27.
A consulta decorrerá até 9 de maio de 2019, data da Cimeira de Sibiu. No Conselho Europeu de dezembro de 2018, a Comissão apresentará aos Estados-Membros um relatório intercalar sobre o processo do Livro Branco. Será então apresentado um relatório final na primeira Cimeira da UE-27 em Sibiu, na Roménia, em 9 de maio de 2019, apenas algumas semanas antes das eleições para o Parlamento Europeu.
Fonte: CE