No próximo dia 18 de abril, realiza-se, no auditório Adriano Moreira do ISCSP, em Lisboa, o 1.º seminário internacional da 2.ª edição do Relatório de Desenvolvimento & Coesão, elaborado pela AD&C, com o tema ‘Convergência económica regional: tendências recentes e desafios na convergência externa e interna de Portugal’.
Este seminário é o primeiro de vários que se realizarão no âmbito da elaboração do 2.ª edição do Relatório do Desenvolvimento & Coesão, dando continuidade ao trabalho desenvolvido no primeiro Relatório de 2018, promovendo o debate informado sobre o Desenvolvimento Regional, em Portugal, nas últimas décadas e perspetivando tendências futuras.
O evento contará com dois painéis de debate, dedicados aos temas:
- “Processos de convergência regional” – perspetiva internacional, moderado por Duarte Rodrigues, Vice-presidente da AD&C
- “Convergência e coesão em Portugal – desafios nas regiões portuguesas”, moderado por Joaquim Oliveira Martins, Assessor da Comissária Europeia para a Coesão e Reformas.
A sessão de abertura estará a cargo da Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva e da Presidente da AD&C, Cláudia Joaquim, sendo o encerramento assegurado pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
Consulte o PROGRAMA e efetue a sua INSCRIÇÃO.
RELATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO & COESÃO – 2ª EDIÇÃO
A 2.ª edição do Relatório será desenvolvida em torno de três temas:
- Processo regional e nacional de convergência económica;
- Posicionamento das regiões portuguesas para a dupla transição (climática e digital) e as condicionantes da demografia;
- Estruturação da governança multinível para enfrentar os desafios futuros.
O Relatório de Desenvolvimento & Coesão é elaborado com base na investigação realizada pela Unidade de Política Regional da AD&C, beneficiando dos contributos recebidos, quer nos seminários, quer da regular cooperação entre a AD&C e outras agências e atores responsáveis pelo desenho, implementação e avaliação de políticas públicas.
Este trabalho procura estimular a reflexão sobre os resultados alcançados e os desafios futuros, num contexto de relevantes mutações económicas e sociais e dos processos de programação de políticas públicas de cariz estrutural, facilitando o posicionamento das autoridades nacionais e contribuindo para a melhoria contínua das políticas públicas em Portugal.
Fonte: AD&C-UPR