px

A Digitalização da Indústria Europeia progride de forma desigual

Set 24, 2020 | Notícias

A Europa não está a tirar o máximo partido das tecnologias avançadas para inovar e permanecer competitiva.

 

Em 2016, a Comissão lançou a iniciativa “Digitalização da Indústria Europeia” (DIE), com o objetivo de promover a digitalização das empresas da União Europeia. Apesar dos esforços da Comissão para apoiar as autoridades nacionais, a iniciativa registou progressos desiguais entre os Estados-Membros, de acordo com um novo relatório do Tribunal de Contas Europeu (TCE).

 

Alguns países ainda não dispõem de estratégias nacionais de digitalização ou não tomaram certas medidas específicas, como a criação de polos de inovação digital (PID).

 

A transformação digital da indústria, ou digitalização, é mais do que a mera aquisição de novos equipamentos e sistemas de tecnologias da informação. Implica explorar as possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias para repensar todos os aspetos do processo empresarial.

 

A digitalização das indústrias da UE tem progredido nos últimos anos, mas a ritmos diferentes consoante os países, as regiões e os setores. Observam-se, igualmente, disparidades significativas entre as grandes empresas e as pequenas e médias empresas (PME).

 

Fonte: TCE/MC