px

A fixação e atração de talentos como fator de desenvolvimento territorial

Fev 2, 2018 | Notícias

A Conferência internacional “Vital Regions: Fixação e atração de talentos como fator de desenvolvimento territorial” vai ter lugar em Viana do Castelo, a 7 de fevereiro.

O tema desta Conferência está estreitamente relacionado com a desertificação de vastas zonas do nosso território e com a insuficiência de pensamento estratégico para lhe fazer face, bem como com a necessidade de clarificação dos problemas e a procura de soluções adequadas.

Serão apresentados exemplos de regiões bem-sucedidas na fixação de populações jovens, como uma região da Austrália que foi fustigada por violentos incêndios em 2009 e na qual foi implementada uma estratégia de reconstrução e de fixação das populações.

Consulte o Programa que abrange as seguintes temáticas:

  • Desafios de “reconstrução” dos territórios de baixa densidade populacional;
  • Fatores de atratividade dos talentos das regiões;
  • Que dimensões a considerar para ter sucesso na atração e retenção de talentos? (Diversificação económica nos territórios rurais; Resiliência económica dos territórios; Educação e desenvolvimento de competências; Bem-estar e qualidade de vida);
  • Que plano de ação a partir daqui? Linhas de ação propostas.

A iniciativa é organizada pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo, em colaboração com a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, a Confederação Empresarial do Alto Minho e o Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE). Mais informações disponíveis no website Vital Regions.

Fonte: PO CH