A AD&C promoveu, no dia 26 de abril, uma Sessão de Capacitação, online, sobre Opções de Custos Simplificados ‘OCS 2030’, dedicada ao próximo período de programação dos fundos europeus.
A sessão foi dividida em seis tópicos, designadamente: 1. OCS enquadradas na problemática da simplificação; 2. O que são; 3. Modos de as estabelecer; 4. Desenho e implementação; 5. Inclusão nos textos dos Programas 2030 e 6. Papel da auditoria na inclusão de OCS nos textos dos Programas 2030.
Tornar a Política de Coesão mais simples, mais eficiente e mais flexível, para melhorar o acesso ao financiamento da União Europeia é um dos grandes objetivos das OCS – Opções de Custos Simplificados.
As OCS são uma das principais medidas que possibilitam a simplificação do processo de gestão, importantes para reduzir os custos e encargos administrativos e eficazes na redução da taxa de erro (conforme reconhecido pelo TCE – Tribunal de Contas Europeu).
Permitem que as organizações se concentrem mais nas realizações e resultados e facilitam o acesso de pequenos beneficiários aos FEEI – Fundos Europeus Estruturais e de Investimento.
Estas iniciativas de capacitação sobre OCS irão continuar a ser promovidas pela AD&C nos próximos meses.
Consulte aqui a APRESENTAÇÃO ‘OCS 2030’ efetuada no evento.
Fonte: AD&C