O Blue Invest 2018 acontece amanhã, em Bruxelas e conta com a participação das empresas portuguesas Bitcliq (Caldas da Rainha) e Aquaponics Iberia (Torres Vedras).
A Bitcliq é responsável por uma plataforma de block-chain que usa megadados e inteligência artificial no percurso do mar até ao prato, enquanto a Aquaponics Iberia usa tecnologia de ponta para a aquaponia (um ecossistema simbiótico para a criação de peixes e flora).
As empresas Bitcliq e Aquaponics Iberia foram selecionadas entre 120 candidaturas para apresentar publicamente os seus projetos de investimento frente a um júri profissional. Nesse júri, estão também presentes dois investigadores portugueses: Fundo Azul (representado por Ruben Elvas, Diretor-Geral de Política do Mar do Ministério do Mar) e Mermaid Investment (representado por Jorge Fernandes, sócio fundador).
O Blue Invest é organizado pela Comissão Europeia e pretende ser o ponto de partida para a formação de parcerias na área da economia azul à escala europeia, ao reunir centenas de start-ups, empresários e investidores num mesmo espaço.
A economia azul é um setor altamente inovador e de rápido crescimento na Europa. Abrange diversas atividades que vão desde a energia oceânica, a vigilância marítima ou a biotecnologia até à construção naval, aquicultura e pesca. Ao ajudar a desenvolver esses setores, podemos fornecer uma solução para os desafios globais, como as alterações climáticas, a poluição provocada pelo plástico ou a insegurança alimentar.
Fonte: Rep. da CE em Portugal