Cohesion policy and the single market. The cost of non-cohesion
Resumo:
O mundo enfrenta grandes desafios económicos, sociais, tecnológicos, políticos e ambientais que moldam a vida quotidiana das pessoas e das empresas. A União Europeia (UE) tem um forte potencial para enfrentar esses desafios e garantir um futuro justo para todos os seus lugares e pessoas. Entre outros, a UE dispõe de dois instrumentos poderosos para o efeito, o Mercado Único e a política de coesão.
Embora a política de coesão tenha ajudado a reduzir as disparidades, ainda existem desigualdades que correm o risco de minar a sua prosperidade futura. Nos próximos anos, o crescimento económico na UE será impulsionado pela dupla transição ecológica e digital, que trará novas oportunidades. Ao mesmo tempo, é provável que mudanças significativas criem novas disparidades regionais. Só uma política de coesão forte pode garantir que ninguém e nenhuma região seja deixada para trás, uma vez que a falta de inclusão pode levar a mais desigualdades e ao euroceticismo.
Este estudo pretende abrir um diálogo entre os decisores políticos e alimentar discussões sobre o futuro da política de coesão. Analisa a evolução histórica do Mercado Único e da política de coesão. Também refere as contribuições dos Estados-Membros para o orçamento da UE e o financiamento da política de coesão, bem como as repercussões económicas e não económicas desta última. Além disso, o estudo apresenta três cenários futuros para a política de coesão e oferece conclusões e recomendações.
______________________________
Cohesion policy and the single market. The cost of non-cohesion
Spatial Foresight, ÖIR
Maria Toptsidou…[et al.]
European Committee of the Regions. Commission for Territorial Cohesion Policy and EU Budget
[Luxemburgo], Publications Office of the European Union, 2024
ISBN 978-92-895-3050-7
Fonte: Serviço das Publicações da União Europeia