The future of european competitiveness. Part A – A competitiveness strategy for Europe
Resumo:
A Europa está unida na sua busca de um crescimento económico inclusivo, centrando-se na competitividade sustentável, na segurança económica, na autonomia estratégica aberta e na concorrência leal. Todos eles servem como pilares de prosperidade.
A visão que impulsiona a Europa é criar condições para que as empresas prosperem, o ambiente seja protegido e todos tenham as mesmas hipóteses de sucesso.
A competitividade sustentável deve garantir que as empresas sejam produtivas e respeitadoras do ambiente. A segurança económica garante que nossa economia possa enfrentar desafios e proteger empregos. Com uma autonomia estratégica aberta, a Europa não está apenas aberta aos negócios mas está moldando um mundo melhor e mais justo.
A Europa precisa de olhar mais para o futuro e definir a forma de se manter competitiva. É por isso que Mario Draghi – antigo Presidente do Banco Central Europeu e uma das grandes mentes económicas da Europa – foi encarregado pela Comissão Europeia de preparar um relatório sobre a sua visão pessoal sobre o futuro da competitividade europeia.
O relatório analisa os desafios enfrentados pela indústria e pelas empresas no mercado único. As conclusões do relatório contribuirão para o trabalho da Comissão sobre um novo plano para a prosperidade e a competitividade sustentáveis da Europa. E, em particular, ao desenvolvimento do novo Pacto Industrial Limpo para indústrias competitivas e empregos de qualidade, que será apresentado nos primeiros 100 dias do novo mandato da Comissão.
______________________________
The future of european competitiveness. Part A – A competitiveness strategy for Europe
Mario Draghi
[S.l., s.n.], 2024
Consulte também: Parte B do relatório e Comunicado de Imprensa da CE
Fonte: Comissão Europeia