px

Competição Europeia da Estatística: Resultados da fase europeia

Mai 30, 2018 | Notícias

Já foram divulgados os resultados da fase europeia da Competição Estatística dinamizada em Portugal pelo Instituto Nacional de Estatística.

O júri assinalou a elevada qualidade de muitos dos vídeos apresentados.

 

Conheça as suas escolhas:

  • Categoria A (ensino secundário)

Vencedor: Toivasnik (Finlândia);

Restantes finalistas: Hypothesis (Chipre); Leonardo (Itália); Matinfy (Polónia) e ALFEGMS3 (Eslovénia).

 

  • Categoria B (3.º ciclo)

Vencedor: Pakila9D (Finlândia),

Restantes finalistas: JML (Eslovénia); Moc zbioru (Polónia); CAT5 (Espanha) e Leostat (Itália).

 

Veja também os trabalhos realizados pelas equipas portuguesas: Sigma, Fractais e Trivium (Cat. A), e SétimoTOP, m.m.c. e Girls CJD (Cat. B).

 

Promover a literacia estatística

Organizada pelo Serviço de Estatísticas da União Europeia (Eurostat), a European Statistics Competition tem como objetivos:

  • Promover a curiosidade e o interesse dos alunos pela estatística;
  • Incentivar os professores a utilizar novos materiais para ensinar a estatística, incrementando a utilização de dados estatísticos oficiais e a aplicação do conhecimento adquirido;
  • Mostrar aos alunos e aos professores o papel da estatística em vários aspetos da sociedade, tornando-a conhecida como um campo de estudos de nível universitário;
  • Promover o trabalho de equipa e a colaboração com vista a alcançar objetivos comuns.

 

Mais informações disponíveis no website da iniciativa.

Fonte: INE