O Centro de Recursos da AD&C tem disponível a publicação “Adaptação às alterações climáticas através da política de coesão” do Parlamento Europeu.
Este Estudo avalia a forma como a política de coesão pode promover a adaptação às alterações climáticas, a resiliência regional e as empresas sustentáveis na UE.
Tem como objetivo identificar os riscos climáticos e as necessidades de adaptação, identificar os instrumentos políticos pertinentes da UE, avaliar o atual apoio da política de coesão e identificar lacunas.
Além disso, oferece recomendações e apresenta histórias de sucesso e iniciativas que podem reforçar o papel da política de coesão na promoção da adaptação às alterações climáticas.
As alterações climáticas representam riscos crescentes em toda a União Europeia (UE), com os fenómenos meteorológicos e climáticos a causarem mais de 650 mil milhões de euros em perdas económicas entre 1980 e 2022.
A política de coesão, com um orçamento de 392 mil milhões de EUR para 2021-2027, destaca-se como um instrumento fundamental para impulsionar a adaptação e o reforço da resiliência nas diversas regiões da Europa.
Consulte aqui:
Fonte: Centro de Recursos AD&C