A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) e o Alentejo 2020 constituíram recentemente o Conselho Regional de Inovação (CRI), previsto no modelo de governação da Estratégia Regional de Especialização Inteligente (EREI).
Na reunião de 31 de janeiro, foi proposta a revisitação da EREI e do seu papel no desenvolvimento competitivo da Região, em paralelo com o arranque do “Roteiro2019.Desafiar o Futuro”, que teve lugar a 18 de janeiro também na CCDRA, como uma forma de construção do Plano de Desenvolvimento para a Região Alentejo, face aos novos desafios societais.
Cabe ao Conselho Regional de Inovação promover a política regional de inovação e a implementação da EREI. O Conselho integra a CCDRA, que preside, bem como entidades representativas do Sistema Cientifico e Tecnológico Regional, produtores de tecnologia e utilizadores avançados, entidades de planeamento e gestão de políticas setoriais e de I&I relevantes, entidades empresariais e outros agentes económicos e sociais, entidades intermunicipais.
A Estratégia Regional de Especialização Inteligente visa melhorar a competitividade e a internacionalização da economia regional, suportadas nas vantagens competitivas diferenciadoras e nas capacidades e competências do Sistema Cientifico e Tecnológico, promovendo-se assim uma especialização regional em que o conhecimento e a inovação se constituem como elementos decisivos deste processo e são igualmente determinantes na abordagem dos desafios societais contemporâneos.
Mais informações disponíveis no website do Alentejo 2020.
Fonte: Alentejo 2020