Dois trabalhos jornalísticos sobre projetos desenvolvidos no Algarve, elaborados pelos jornalistas Bruno Filipe Pires (Barlavento) e Duarte Baltazar (RTP), encontram-se entre os nove finalistas do PNJI – Prémio Nacional de Jornalismo de Inovação.
Na CATEGORIA NACIONAL AUDIOVISUAL, a grande reportagem «O Despertar da Ilha» (Duarte Baltazar – RTP), emitida no programa Linha da Frente do canal público em 10 de outubro de 2019, apresenta o projeto Culatra2030 – Comunidade Energética Sustentável, as vivências profissionais e sociais das gentes daquela ilha da Ria Formosa, as novas práticas de proteção ambiental, desenvolvimento da economia circular e de sustentabilidade energética.
Este projeto é coordenado pela Universidade do Algarve, contando com a participação da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional CCDR do Algarve, e já foi reconhecido pelo Secretariado Europeu para a Energia Limpa nas Ilhas da UE, como exemplo para mais de 2000 ilhas europeias.
Na CATEGORIA REGIONAL, a peça «Marcelo vem conhecer Catamarã eletrosolar algarvio em Vilamoura» (Bruno Filipe Pires – Barlavento) conta a história da empresa olhanense Sun Concept, um projeto que teve o apoio do Programa Operacional CRESC Algarve 2020.
Este projeto foi distinguido em 2017 com o prémio Green Project Awards (GPA), na categoria «Mar», uma iniciativa de referência nacional da Agência Portuguesa do Ambiente, GCI (consultora de Public Engagement) e Quercus Associação Nacional de Conservação da Natureza. Em destaque está a mais ambiciosa embarcação desenvolvida, à data, pela empresa algarvia.
Já na sua terceira edição, o PNJI – Prémio Nacional de Jornalismo de Inovação é promovido pela ANI – Agência Nacional de Inovação, no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, sendo cofinanciada pelo Programa Operacional COMPETE 2020.
Este prémio visa distinguir trabalhos jornalísticos publicados em órgãos de comunicação social portugueses sobre inovação de base científica e tecnológica desenvolvida em Portugal ou em parceria relevante com entidades portuguesas. Será, também, atribuída uma Menção Honrosa da Academia.
Os vencedores serão conhecidos numa cerimónia, em data a anunciar.
Fonte: ANI/Compete2020/Barlavento