Saiba mais sobre esta ação integrada de política pública dedicada ao reforço de competências digitais.
No mundo em que vivemos tornou-se indispensável que todos os cidadãos sejam capazes de conviver com práticas cada vez mais desmaterializadas. Portugal deve promover um novo quadro de competências digitais orientado para o futuro e para as oportunidades que emergem, estimulando um quadro renovado de confiança nas novas gerações.
Programa integrado de competências digitais para Portugal, 2017-2030
Trata-se de um conjunto de ações estruturado em cinco eixos:
1. Inclusão;
2. Educação;
3. Qualificação;
4. Especialização;
5. Investigação.
Para responder a três grandes desafios:
- Cidadania: Generalizar a literacia digital, com vista ao exercício pleno de cidadania e à inclusão numa sociedade com práticas cada vez mais desmaterializadas, e em que muitas interações sociais acontecem na internet e são crescentemente mediadas por dispositivos eletrónicos.
- Emprego: Estimular a empregabilidade e a capacitação e especialização profissional em tecnologias e aplicações digitais, de modo a responder à crescente procura do mercado e a promover a qualificação do emprego numa economia de maior valor acrescentado.
- Conhecimento: Garantir uma forte participação nas redes internacionais de I&D e de produção de novos conhecimentos nas áreas digitais.
Mais informações, designadamente sobre a 1.ª Conferência do Fórum Permanente para as Competências Digitais, disponíveis no website INCoDe.2030.
Fonte: Portugal INCoDe.2030