Já foram nomeados os 18 Finalistas da quinta edição do Prémio de Jornalismo «Fernando de Sousa» organizado pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, de um total de 63 candidaturas de jornalistas e estudantes de todo o país, numa diversidade de temas e formatos.
Os vencedores serão anunciados na cerimónia de entrega do Prémio que ocorrerá a 9 de maio de 2022, incluída nas comemorações do Dia da Europa, em Évora.
Do total de candidaturas, 12 foram recebidas na categoria «Estudante», 18 na categoria «Regional» e 33 na categoria «Nacional».
Os temas das peças apresentadas a concurso foram bastante diferenciados e refletem o ano de 2021 abrangido por esta edição, incluindo: impacto e respostas à pandemia criada pelo coronavírus, aumento de movimentos populistas e de extrema-direita, partidos políticos portugueses, sustentabilidade, energia, agricultura, integração de migrantes e refugiados, proteção de direitos fundamentais, políticas sociais, desmitificação da deficiência, empreendedorismo, Brexit, cultura e desinformação.
Este Prémio, promovido pela Representação da Comissão Europeia em Portugal no âmbito do respeito pela liberdade e o pluralismo da comunicação social, é atribuído a jornalistas e a estudantes do ensino superior de cursos de jornalismo ou comunicação social que tenham contribuído de forma notável para clarificar questões importantes a nível europeu ou que tenham promovido um melhor conhecimento das instituições ou políticas da União Europeia em Portugal.
Serve, ainda, para homenagear o jornalista Fernando de Sousa (1949-2014), protagonista de uma longa e marcante carreira dedicada aos assuntos europeus.
Conheça a LISTA de FINALISTAS nomeados bem como os TRABALHOS apresentados.
Fonte: CEPortugal