A Comissão Europeia já lançou a segunda edição do Prémio de Jornalismo “Fernando de Sousa” para trabalhos publicados ou difundidos em 2017. No respeito pela liberdade e pelo pluralismo da comunicação social e, em homenagem a um dos grandes jornalistas portugueses perito em assuntos europeus.
O Prémio de Jornalismo “Fernando de Sousa” é atribuído a jornalistas e a estudantes do ensino superior de cursos de jornalismo ou comunicação social que tenham contribuído de forma notável para clarificar questões importantes a nível europeu ou que tenham promovido uma melhor comunicação entre as instituições da União Europeia e os cidadãos europeus em Portugal.
Esta edição vai ser atribuída a trabalhos desenvolvidos nas áreas de imprensa escrita, rádio, televisão e internet em três categorias:
– Jornalista – media nacional (um prémio atribuído a um jornalista detentor de carteira profissional, ou por uma equipa da qual conste um jornalista detentor de carteira profissional e que seja publicado/difundido num media de âmbito nacional);
– Jornalista – media regional (um prémio atribuído a um jornalista detentor de carteira profissional, ou por uma equipa da qual conste um jornalista detentor de carteira profissional e que seja publicado/difundido num media de âmbito regional ou local);
– Estudante (um prémio atribuído a um estudante, ou a uma equipa de, no máximo, cinco elementos do ensino superior de jornalismo ou comunicação social).
A apresentação de candidaturas decorre até 28 de fevereiro. Consulte o Regulamento.
A entrega de prémios terá lugar durante as celebrações do Dia da Europa, a 9 de maio. Mais informações disponíveis no website da Representação da CE a em Portugal.
Fonte: Rep. da CE em Portugal