O Instituto Nacional de Estatística (INE) editou recentemente a segunda publicação nacional de acompanhamento estatístico da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), intitulada “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Indicadores para Portugal | Agenda 2030”.
A partir dos indicadores disponíveis é possível ter uma noção do desempenho do país em relação aos ODS, registando-se progressos em alguns deles, nomeadamente nos domínios da redução da pobreza, do acesso à saúde e das energias renováveis.
Mais sobre esta publicação
O INE apresenta os indicadores disponíveis para Portugal, decorrentes do quadro global de indicadores adotado pelas Nações Unidas para acompanhar os progressos realizados no âmbito dos ODS-Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Os indicadores apresentados são maioritariamente produzidos ou divulgados no contexto do Sistema Estatístico Nacional, permitindo uma leitura estatística do desempenho nacional em relação aos ODS, desde 2010 até ao ano mais recente disponível.
É apresentada uma análise sintética do comportamento de cada indicador no período de referência, abrangendo os 17 ODS e, sempre que disponível e relevante, incluindo dados com desagregação geográfica a nível III da NUTS e a nível de município.
São também divulgadas notas de enquadramento sobre a Agenda 2030 e sobre o ponto de situação em Portugal, relativamente ao plano e acompanhamento nacionais da implementação dos ODS.
Adicionalmente é disponibilizada informação complementar aos indicadores em formato .xlsx, em articulação com o dossiê temático disponível no Portal do INE.
Está disponível também a edição interativa.
No final deste destaque do INE, faz-se ainda referência a uma publicação relativa à dimensão territorial dos indicadores ODS, editada em maio de 2019, sob coordenação do INE.
Fonte: INE/MC