O IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco, está a participar no AI4GREEN, projeto europeu de Investigação e Desenvolvimento na área da Inteligência Artificial para Redes 5G, cujo objetivo é melhorar a sua eficiência energética.
“O objetivo principal deste projeto é melhorar a eficiência energética da rede móvel 5G, sem comprometer a qualidade de serviço, e com recurso a algoritmos de Inteligência Artificial”, explica o IPCB.
Adianta ainda que o consumo energético da rede móvel, incluindo estações base e antenas, é a componente que mais contribui para os custos operacionais dos operadores de telecomunicações, representando perto de 30% destas despesas, no caso das redes móveis de quarta geração (4G).
“Será expectável que o consumo energético aumente com a implementação do 5G e a densificação da rede móvel“, sublinha.
O projeto AI4GREEN – Artificial Intelligence for 5G Green Networks foi recentemente aprovado pelo Portugal 2020, no âmbito da chamada para projetos de I&D -Investigação e Desenvolvimento industrial à escala europeia.
Trata-se da componente nacional de um projeto europeu mais vasto, aprovado pela iniciativa CELTIC – Cooperation for an European sustained Leadership in Telecommunications do Programa EUREKA, coordenado pelo KTH Royal Institute of Technology na Suécia.
Fonte: IPCB/Lusa/Eureka