A COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação lançou a segunda edição do Prémio nacional dirigido a alunos, professores e escolas do terceiro ciclo do Ensino Básico.
O Prémio “Portugal, País de Excelência em Engenharia” pretende promover o gosto pela engenharia e pela ciência nas fases mais iniciais do percurso escolar, dado que tem vindo a aumentar a necessidade de engenheiros, tanto em Portugal como nos restantes Estados-Membros da União Europeia, constituindo uma oportunidade de acesso ao emprego para um número crescente de jovens qualificados.
Esta iniciativa promovida em parceria com o Ministério da Educação, a Ordem dos Engenheiros e diversas empresas tem como objetivos:
- Motivar os jovens, professores e as escolas para a exploração da Ciência Aplicada e da Engenharia;
- Estimular as competências de pensamento crítico, trabalho de equipa, experimentação e a capacidade de resolver problemas complexos;
- Promover a aprendizagem e o ensino experimental, num contexto de aplicação de conhecimentos ligados à Engenharia junto dos alunos do terceiro ciclo do Ensino Básico (7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade);
- Distinguir projetos, na área do conhecimento científico, que resultem de uma abordagem estratégica e sistemática à resolução de problemas.
As duas categorias a concurso são as seguintes:
- Alunos ou Grupo de Alunos – Projetos desenvolvidos com atividades experimentais, em espaços como: sala de aula, laboratório, clubes de ciência ou de Robótica, entre outros;
- Escolas ou Agrupamentos Escolares – Processos pedagógicos de ensino da Engenharia.
Serão atribuídos três prémios por categoria, na forma de equipamento informático.
A submissão das candidaturas, por parte de Alunos ou Escolas, decorre até 7 de junho.
Saiba mais, consultando o Regulamento e acedendo ao website da COTEC Portugal.
Fonte: DGE/COTEC Portugal