Os candidatos ao ensino superior público aumentaram 3,4% face a 2018.
Os 51.291 inscritos na primeira fase de acesso ao ensino superior representam um aumento de 1.666 candidatos, em relação a 2018.
Cerca de 46% dos jovens com 20 anos estão hoje a frequentar o ensino superior, um valor superior ao que se registava em 2015 (40%) ou em 2005 (30%).
Estes resultados representam um passo importante para a meta estabelecida de chegar ao final da próxima década com seis em cada 10 jovens de 20 anos a frequentar o ensino superior.
Aumento dos Estudantes estrangeiros em Portugal
Relativamente aos estudantes estrangeiros em Portugal, têm aumentado significativamente, mais de 50% nos últimos três anos. Só este ano houve um aumento de cerca de 40%, na sua grande maioria oriundos de países lusófonos, sobretudo do Brasil (um terço), Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe.
De notar ainda o número crescente de estudantes europeus a fazer doutoramentos e pós graduações em Portugal, nos últimos anos, oriundos de Itália, Espanha e França, mas também de toda a Europa, em situação de mobilidade no âmbito do programa Erasmus.
O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor afirmou que o aumento de candidatos ao ensino superior e do número de estrangeiros a estudar em Portugal revela a qualidade e a confiança no sistema de ensino.
Fonte: Portal do Governo/Erasmus+/MC