px

Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2019: Candidaturas até 1 de abril

Fev 28, 2019 | Notícias

Está a decorrer a 13.ª edição dos European Enterprise Promotion Awards (EEPA 2019), uma iniciativa da Comissão Europeia, coordenada em Portugal pelo IAPMEI.

 

Tem como objetivo reconhecer e dar visibilidade a projetos e boas práticas de sucesso que apoiem e estimulem a iniciativa empresarial, dando particular ênfase ao papel do setor público a nível local, regional e nacional, na criação de condições que estimulem projetos indutores de mais desenvolvimento empresarial, de mais empreendedorismo.

 

Aos EEPA 2019 podem candidatar-se projetos ou outras iniciativas em curso há pelo menos dois anos ou recentemente concluídas, desenvolvidas por entidade pública ou por entidade privada com envolvimento de uma entidade pública.

 

Este ano, as categorias a concurso são as seguintes:

  • Promoção do espírito de empreendedorismo;
  • Investimento nas competências de empreendedorismo;
  • Desenvolvimento do ambiente empresarial;
  • Apoio à internacionalização das empresas;
  • Apoiar o desenvolvimento de mercados ecológicos e a eficiência dos recursos; Empreendedorismo responsável e inclusivo.

 

Mais informações:

 

Imagem Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2019

 

Sobre os Prémios Europeus de Promoção Empresarial

 

Todos os anos, o concurso identifica os melhores projetos em várias áreas, pela especificidade do seu contributo no desenvolvimento económico e do emprego das regiões.

 

Alinhados com as prioridades da estratégia Europa 2020, os Prémios Europeus de Promoção Empresarial têm como objetivos:

 

  • identificar e reconhecer atividades e iniciativas de sucesso que visem a promoção de empresas e do empreendedorismo;
  • divulgar e partilhar exemplos das melhores políticas e práticas de iniciativa empresarial;
  • sensibilizar para o papel desempenhado na sociedade pelos empresários e pelos empreendedores;
  • incentivar e inspirar potenciais empreendedores.

 

A competição decorre, numa primeira fase, a nível nacional, sendo selecionados dois projetos para representar o país na final europeia que distingue anualmente as iniciativas que melhor representam a iniciativa empresarial e o empreendedorismo na Europa.

 

Portugal é um dos países que já ganhou mais galardões até ao momento, sinal do dinamismo e do investimento que o país, as regiões e as cidades têm vindo a fazer em prol do desenvolvimento do ecossistema empreendedor nacional.

 

Ao longo dos 12 anos de Prémios Europeus de Promoção Empresarial, foram várias as iniciativas portuguesas premiadas pela Comissão Europeia em diversas categorias, que viram os seus projetos ganhar visibilidade e prestígio, não só a nível nacional, como também em toda a Europa.

 

São exemplo disso, projetos atualmente bem conhecidos a nível institucional e do grande público, como: Empresa na Hora, Douro Boys, Portuguese Shoes – The sexiest industry in Europe, AMS – Thinking Ahead, e Lisboa Empreende, que em 2015 trouxe para Portugal a distinção maior do concurso, o tão desejado Grand Jury Prize.

 

Em 2016 o conhecido Estatuto PME Líder ganhou o 1.º prémio na categoria de “Desenvolvimento do ambiente empresarial” e em 2018 o projeto Living Lab Carbono-Zero de Matosinhos voltou a arrecadar um 1.º prémio, desta vez na categoria de “Apoio ao desenvolvimento de mercados ecológicos e à eficiência dos recursos”.

 

Para saber mais sobre os Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2019, consulte as respetivas FAQ e visite o website do IAPMEI.

Fonte: IAPMEI