px

Programa Praia Acessível, Praia para Todos 2020

Jul 22, 2020 | Notícias

Na edição de 2020 deste Programa, candidataram-se ao galardão  “Praia acessível” 208 zonas balneares, o que corresponde a cerca de 30% do total das zonas balneares classificadas este ano, registando-se 7 novas entradas nesta edição.

 

Regista-se, com agrado, a manutenção da adesão dos municípios e concessionários a esta iniciativa inclusiva, que tanta relevância assume para os cidadãos com deficiência ou limitações de mobilidade, apesar das restrições existentes devido à pandemia COVID-19. 

 

Num período transitório, em que ainda decorre a fase de verificação anual, no terreno, do cumprimento das condições de acessibilidade exigidas para a atribuição do galardão, esta informação irá sendo atualizada à medida que as zonas balneares candidatas o forem obtendo. A lista final das praias galardoadas será divulgada logo que possível.

 

No total das 208 zonas balneares candidatas, 183 localizam-se no Continente18 na Região Autónoma dos Açores e 7 na Região Autónoma da Madeira, apresentando a seguinte distribuição:

 

  • 163 dizem respeito a zonas balneares costeiras;
  • 45 correspondem a zonas balneares de interior;
  • 174 das praias galardoadas dispõem de cadeiras anfíbias ou outros meios para acesso à água.

 

Nesta época balnear em que o lema é “A segurança é a sua praia!”, também nas Praias Acessíveis importa enfatizar a necessidade de serem rigorosamente cumpridas as regras de proteção pessoal que, aliás, se tornaram já habituais no dia-a-dia de todos os portugueses, ao longo dos últimos meses. Para as conhecer, sugerimos a consulta do Manual de Utilização das Zonas Balneares, da Agência Portuguesa do Ambiente, bem como o Plano de Desconfinamento – Praias.

 

Nas praias galardoadas em 2020, os equipamentos de apoio ao banho de pessoas com mobilidade condicionada manter-se-ão disponíveis, ao contrário do restante equipamento lúdico, havendo que garantir a devida higienização desses equipamentos anfíbios, lavando-os devidamente, com água de mar ou com água da rede pública e secando-os seguidamente ao sol, para que fiquem prontos para uma nova utilização.

 

Imagem Praia Acessível Para Todos

O ProgramaPraia Acessível – Praia para Todos!“, projeto lançado em 2004, atribuiu o galardão às primeiras Praias Acessíveis em 2005, resultado de uma parceria protagonizada pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), a Agência Portuguesa do Ambiente  (APA) e o Turismo de PortugalO seu principal objetivo é dotar as zonas balneares de um conjunto de condições que permitam o seu uso universal, sem que se ponha em causa a idade e as dificuldades de locomoção ou mobilidade.

 

 

As condições que determinam a atribuição do galardão praia acessível são as seguintes:

  • Acesso pedonal fácil;
  • Estacionamento ordenado com lugares para as viaturas ao serviço das pessoas com deficiência;
  • Acesso à zona de banhos de sol por nível, por rampa ou com recurso a meios mecânicos;
  • Passadeiras no areal, sanitários e posto de socorros acessíveis.

 

A existência de equipamentos que permitam o acesso ao banho, ou ao passeio na praia – cadeiras de rodas, canadianas e andarilhos anfíbios – não constitui um requisito obrigatório para a obtenção do galardão, por ser inviável implementá-lo nalgumas zonas balneares. No entanto, constitui uma mais-valia recomendada pelo Programa.

 

No âmbito do Programa Praia Acessível, foi instituído o Prémio Praia + Acessível que tem por objetivo distinguir as praias nacionais, costeiras ou interiores, que, tendo sido galardoadas com a bandeira Praia Acessível durante a época balnear, evidenciem as melhores condições de acessibilidade, constituindo-se, desse modo, como práticas de referência nacional, pela qualidade do usufruto da sua oferta de serviços e bem-estar que proporcionam às pessoas com mobilidade condicionada.

 

São atribuídos prémios aos 1.º e 2.º classificados, constituídos por equipamentos destinados a melhorar as condições de acessibilidade das praias vencedoras, podendo ainda o júri decidir atribuir uma menção honrosa.

 

Imagem Portugal um Destino para Todos

Fonte: Turismo de Portugal/MC