O projeto Link me UP – 1000 ideias, cofinanciado pelo Programa COMPETE 2020, foi um dos vencedores da fase nacional dos EEPA 2023 – European Enterprise Promotion Awards, na categoria de promoção do espírito de empreendedorismo.
O Link me UP – 1000 ideias tem como objetivo a promoção do espírito empresarial através da formação de jovens estudantes e/ou empresários para aumentar a qualidade do emprego e criar empresas inovadoras. Apoia iniciativas de inovação, a criatividade e o empreendedorismo para o desenvolvimento regional.
O Instituto Politécnico de Leiria coordena o consórcio constituído por 13 politécnicos: Beja, Bragança, Castelo Branco, Cávado e Ave, Coimbra, Guarda, Leiria, Portalegre, Porto, Santarém, Tomar, Viana do Castelo e Viseu.
Para Susana Rodrigues, Professora Coordenadora no Politécnico de Leiria e responsável pela coordenação do Link Me Up – 1000 Ideias, “Este prémio é de todos os politécnicos do consórcio, que veem assim reconhecida a sua capacidade de cooperação, como agentes de promoção do empreendedorismo, de cocriação de inovação e de ideias de negócio, envolvendo professores, estudantes e empresas/organizações.”
O Link me up – 1000 ideias aposta na introdução de novas abordagens pedagógicas, para novos contextos e para novos públicos.
Envolve a comunidade (empresas e organizações), com o compromisso com o trabalho colaborativo e aprendizagens entre organizações e estudantes na investigação e inovação, através do reforço da colaboração entre professores do Politécnico e do ensino secundário profissional e no trabalho em rede internacional.
Os prémios EEPA são uma iniciativa da Comissão Europeia que distingue os melhores projetos e iniciativas de promoção empresarial, nos 27 Estados-Membros da União Europeia.
Está alinhada com as prioridades da estratégia Europa 2020 e coordenada em Portugal pelo IAPMEI, que distinguem iniciativas identificadas como boas práticas de promoção empresarial em várias áreas, em função da especificidade do seu contributo para o desenvolvimento económico e o emprego das regiões.
Fonte: Compete2020