O Recrutamento Centralizado na Administração Pública é uma modalidade de procedimento concursal, prevista na Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, que visa dotar a Administração Pública de recursos humanos qualificados, salvaguardando o mérito, a eficiência e a transparência.
Tendo por base o levantamento das necessidades de vários órgãos e serviços, desenvolve-se o processo de recrutamento e seleção de candidatos, em dois momentos principais:
- O procedimento de constituição de reserva – este procedimento visa a constituição de uma reserva, resultante da aplicação de dois métodos de seleção: a prova de conhecimentos e a avaliação psicológica;
- O procedimento de oferta de colocação do candidato – nesta fase, os candidatos na reserva têm a oportunidade de se candidatar aos postos de trabalho em oferta, mediante a realização de uma entrevista profissional de seleção.
O procedimento de recrutamento centralizado é assegurado pela Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas (INA) e decorre, via online, na Bolsa de Emprego Público (BEP).
Consulte a Legislação e Regulamentação, designadamente o Guia do Candidato.
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Fonte: INA/MC