As emissões diárias do #EstudoEmCasa, na RTP Memória, têm um espaço dedicado à Educação para Cidadania, com a participação de figuras públicas que, partindo da sua história de vida, abordam temas da atualidade.
A História não se faz só de grandes figuras. Faz-se muitas vezes de momentos ou pessoas comuns que nos tocaram e nos inspiraram.
Na série Saber mais, um conjunto de pessoas – que reconhecidamente intervém na História de todos os dias – conta, em episódios de dois minutos, a sua história sob uma perspetiva de cidadania. Os episódios são emitidos nos intervalos das emissões do #EstudoEmCasa (dirigidas a alunos dos 6 aos 15 anos e transmitidas de segunda a sexta-feira na RTP Memória) de 11 de maio a 26 de junho.
Porque são este tipo de histórias que nos ajudam, desde a infância, a definir quem somos, como vemos o mundo e como queremos participar nele; na série Saber mais são abordados temas tão diversos que vão do Voluntariado à Saúde, da Literacia Financeira à Educação Ambiental ou ao Desenvolvimento Sustentável, entre muitos outros.
Participam nesta série a atriz Natasha Marjanovic, que vai falar de Interculturalidade; o cientista (e também Ministro da Educação) Tiago Brandão Rodrigues, que discorrerá sobre Desenvolvimento Sustentável; a comunicadora e atriz Catarina Furtado abordará o tema da Igualdade de Género; o administrador da Fundação Gulbenkian, Carlos Moedas, tratará dos Desafios da Integração Europeia; o jornalista Carlos Daniel vai abordar as Fake News, tal como o chef José Avillez sobre o Mundo do Trabalho ou o piloto Pedro Couceiro sobre Segurança Rodoviária, entre muitos outros participantes.
A série Saber mais foi desenvolvida pela Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com a RTP e o Ministério da Educação. Serão mais de 70 episódios, disponíveis igualmente na RTP Play e em Gulbenkian.pt.
Deixe-se inspirar pelas histórias já disponíveis | Pessoas e temas inspiradores, que fazem a História do dia-a-dia, e cujos testemunhos vão sendo partilhados aqui regularmente.
Fonte: FCG/MC