O Município de Trancoso inaugurou recentemente quatro de seis obras, apoiadas pelo CENTRO 2020 que vão contribuir para tornar a cidade mais atrativa, solidária e amiga dos animais.
A rotunda da Batalha de Trancoso, onde prontifica um imponente monumento dedicado à célebre refrega que deixou os castelhanos “a pão e laranjas” e presta homenagem a Gonçalo Vasques Coutinho, a requalificação do troço urbano da EN226, o Centro de Recolha de Animais e o Centro de Inovação e Desenvolvimento Social foram as empreitadas inauguradas e totalizam um investimento da ordem dos 953.783 euros.
À exceção do conjunto escultórico instalado na Avenida Heróis de S. Marcos e da estrada, as restantes duas obras foram, respetivamente, comparticipadas com 50 mil euros do programa de Beneficiação de Equipamentos Culturais (BEM), lançado pelo Governo, e 155.415 euros do FEDER através do Programa Operacional CENTRO 2020.
Para setembro ficou agendada a inauguração do remodelado posto de turismo e da requalificação do estádio municipal, que contemplou a instalação de uma pista de atletismo homologada pela Federação.
A primeira obra foi comparticipada com pouco mais de 47 mil euros, no âmbito de uma candidatura da associação das Aldeias Históricas ao Programa CENTRO 2020.
A cerimónia contou com a presença da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, que afirmou que «a pandemia tem que nos abanar para nos focarmos naquilo que faz a diferença e é essencial», apontando Trancoso como exemplo.
«Num contexto completamente imprevisível como estes que vivemos é preciso reinventar a História numa cópia de resistência e resiliência para termos um futuro inclusivo», disse a ministra.
Fonte: C.M.Trancoso/Centro2020/OInterior