px

“A Coesão na construção Europeia: Resultados e Desafios”

No dia 9 de maio – Dia da Europa, realizou-se o webinar “AD&C à conversa com…” a Comissária Europeia Elisa Ferreira, para falar sobre “A Coesão na construção Europeia: Resultados e Desafios”.

Este webinar contou com a abertura do Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis, seguido de um debate entre a Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, a Presidente da AD&C, Cláudia Joaquim, e o Vice-Presidente, Duarte Rodrigues.

Qual o papel da Política de Coesão na convergência europeia? Quais os seus principais resultados na vida dos cidadãos europeus? Qual o papel da Coesão nos desafios da Europa? Que políticas de Coesão para os próximos anos?

Estas foram algumas das questões suscitadas na conversa entre a Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, a Presidente da AD&C, Cláudia Joaquim e o Vice-Presidente, Duarte Rodrigues, em mais um webinar “AD&C à conversa com…”, transmitido dia 9 de maio no Youtube da AD&C.

Data

9 de maio 2024

Hora

10h00

Local

Biblioteca dos Fundos – AD&C

Eliza Ferreira

 

Elisa Ferreira nasceu no Porto, a 17 de outubro de 1955.

É uma economista e política portuguesa, licenciada em Economia pela Universidade do Porto, tendo completado a formação académica na Universidade de Reading, no Reino Unido, onde fez o mestrado e o doutoramento na mesma área.

Ao longo da sua carreira profissional, exerceu diversos cargos, tendo sido ministra do Ambiente e ministra do Planeamento, deputada da Assembleia da República e deputada em três legislaturas do Parlamento Europeu.

Elisa Ferreira representa Portugal com a pasta da Coesão e Reformas na Comissão Europeia, fazendo parte da lista de comissários aprovada pelo Conselho e o Parlamento Europeu.

No âmbito do seu percurso académico e profissional foi professora auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade do Porto; vice-presidente da Associação Industrial Portuense (AIP), entre 1992 e 1994; vice-presidente da Comissão de Coordenação da Região Norte, entre 1989 e 1992; presidente da Comissão Executiva da Operação Integrada de Desenvolvimento (OID) do Vale do Ave (entre 1990 e 1992); coordenadora da equipa técnica autora dos Estudos Preparatórios da OID do Vale do Ave; sub-diretora do Programa de Investigação sobre Gestão de Recursos Hídricos financiado pela NATO; sub-diretora do Projecto de Gestão Integrada dos Recursos Hídricos do Norte (entre 1986 e 1987); representante do Ministério do Plano e Administração do Território na Comissão de Gestão Integrada da Bacia Hidrográfica do Ave – CGIBHA, entre 1985 e 1989.

Destacam-se ainda os cargos de colaboradora não permanente da Universidade Católica, no Porto e em Lisboa (desde 1986), vogal do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Estatística (de 1989 a 1992) e membro do Conselho de Administração do Banco de Portugal (de 2016 ao 2019).

No âmbito da sua atividade política foi ministra do Ambiente do XIII Governo Constitucional, ministra do Planeamento do XIV Governo Constitucional, deputada da Assembleia da República, deputada do Parlamento Europeu e Comissária de Portugal na União Europeia, com a pasta da Coesão e Reformas.

Foi ainda agraciada com as condecorações Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo de Portugal, em 2005, e Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal em 2023.