A AD&C concebeu uma plataforma que permite a criação, configuração e gestão de assistentes virtuais, ajustados a diferentes contextos funcionais: O Fundos IA+!
Esta solução é baseada em modelos de linguagem de grande escala (LLM), com capacidade para interpretar, gerar e sintetizar linguagem natural de forma contextualizada.
O Fundos IA+ é um projeto desenvolvido pela AD&C com o objetivo de trazer a Inteligência Artificial Generativa para o universo dos Fundos, com o propósito de aumentar a eficiência dos processos.
A flexibilidade tecnológica da plataforma permite que estes assistentes sejam implementados em processos onde exista uma tarefa concreta que possa ser apoiada.
A arquitetura modular e escalável garante que os assistentes virtuais possam ser criados e aplicados onde forem mais necessários, consoante as necessidades operacionais de cada área funcional ou autoridade de gestão.
IVO e EVA SÃO OS 2 ASSISTENTES JÁ DISPONÍVEIS!
O projeto encontra-se já em fase de produção com dois assistentes ativos:
O IVO – Assistente orientado ao apoio direto a beneficiários e potenciais beneficiários na Linha dos Fundos e na informação relativa ao Plano de Avisos. A sua atuação permite garantir apoio 24/07, reduzir o tempo de resposta e melhorar o acesso à informação.
A EVA – Assistente orientado ao apoia as equipas internas (AD&C, autoridades de gestão e OI) na utilização dos sistemas de informação, simplificando processos, acesso a dados e instruções operacionais.
POTENCIAR A AÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIA
O Fundos IA+ não tem como objetivo substituir pessoas, mas sim apoiar os técnicos em tarefas, libertando os profissionais para se concentrarem em atividades de maior valor acrescentado.
Trata-se de um modelo de colaboração entre pessoas e tecnologia, assente na fiabilidade dos dados e na melhoria contínua da experiência de utilização.
UM PROJETO COLABORATIVO, ESCALÁVEL E ESTRATEGICAMENTE ALINHADO
Desenvolvido com forte envolvimento das equipas operacionais, técnicas e de gestão, o projeto Fundos IA+ assenta numa lógica de construção faseada, onde o grande desafio está na identificação de use cases com potencial de impacto em tarefas concretas.
Este processo é realizado em estreita articulação entre atores do ecossistema, garantindo a validação funcional por parte dos utilizadores, complementada por sessões de capacitação, acompanhamento técnico e recolha sistemática de feedback.
A plataforma está alinhada com a visão estratégica de modernização e transformação digital da Administração Pública e também com o objetivo estratégico da AD&C para 2025-2027 de elevar a capacidade do ecossistema de gestão dos Fundos Europeus.
O objetivo é potenciar a simplificação promovendo a eficiência dos serviços, a melhoria do apoio ao ecossistema e a valorização das equipas através de ferramentas inteligentes, confiáveis e sustentáveis.
Porque inovar simplificando processos é mais do que adotar tecnologia – é transformar a forma como atuamos, comunicamos e criamos valor público!
Fonte: AD&C