Nos dias 9 e 10 de setembro, decorreu em Budapeste, na Hungria, o Workshop Anual para Autoridades de coordenação IAT 2024, organizado pela DG Reform.
Este foi um workshop restrito às autoridades coordenadoras dos estados-membros e à DG Reform, e teve como objetivos:
- fortalecer, ainda mais, a comunidade de Autoridades Coordenadoras,
- trocar ideias e melhorar a implementação do Instrumento de Assistência Técnica (IAT),
- discutir a coordenação e conceção de projetos multinacionais para o IAT 2025.
O evento foi dividido em duas sessões, tendo a primeira decorrido no dia 9, onde houve uma sessão de boas-vindas e de networking, que contou com a presença do Secretário de Estado para a Macroeconomia e Assuntos Internacionais Húngaro.
No dia 10, a manhã foi marcada pela apresentação das conclusões preliminares retiradas da avaliação intercalar efetuadas às Autoridades de Coordenação e pela apresentação e debate sobre as boas-práticas no uso estratégico do IAT para apoiar a agenda de reformas nacionais, que contou com a participação de Mafalda Ferreira, Coordenadora do Núcleo de Políticas e Regulamentos Europeus da AD&C, que teve oportunidade de apresentar o caso português.
Da parte da tarde, realizou-se um workshop para debate de projetos multipaís..
Esta foi uma oportunidade para as autoridades coordenadoras de diferentes Estados-membros discutirem tópicos que se têm vindo a mostrar de especial relevância durante a implementação do IAT 2024 e de começar a preparar estratégias para a implementação do ciclo 2025 que se aproxima.
Fonte: DG Reform