px

AD&C na Conferência ‘Fundos Europeus: O Minho e a Galiza’

Out 19, 2021 | Notícias

O Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027 e como podem os fundos da União Europeia ajudar as empresas foi o tema em destaque na Conferência ‘Fundos Europeus: O Minho e a Galiza’, no dia 18 de outubro, em Braga.

 

A AD&C – Agência para o Desenvolvimento e Coesão participou neste evento, representada pelo seu Presidente Nuno Santos, que contou também com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

 

Nuno Santos interviu no painel ‘OS FUNDOS EUROPEUS E AS EMPRESAS’, afirmando que “os fundos são pensados numa lógica regional”.
 

Já o Ministro do Planeamento, Nelson de Sousa, que também participou neste Painel, garantiu que Portugal já executou 66% do total das verbas do quadro comunitário Portugal 2020 e vai chegar ao final de 2023 com a execução a 100%, assegurando que “não ficará dinheiro por gastar no Portugal 2020″.

 

Na região Norte, a Área Metropolitana do Porto lidera a execução, seguida do Minho. Na sub-região minhota, o Cávado foi a zona que mais executou (1,24 mil milhões), seguida do Ave (1,17 mil milhões) e do Alto Minho (787 milhões). Por setores, o têxtil, vestuário e calçado representam mais de um quarto dos fundos captados, mas a fileira que conjuga eletrónica, mecânica e plásticos representa cerca de um terço dos apoios concedidos.

Quando se perspetiva a entrada em combate da famosa ‘bazuca europeia’, a CONFIMINHO – Confederação Empresarial da Região do Minho, promoveu esta conferência para aferir como poderão os Fundos Europeus ajudar a estreitar a relação económica entre o Minho e a Galiza.

 

 

Consulte aqui o PROGRAMA.

 

A União Europeia vai mobilizar 1,8 biliões de euros: 1.074 mil milhões de euros, através do Quadro Financeiro Plurianual e 750 mil milhões de euros, através do Fundo de Recuperação.

Este Quadro Financeiro Plurianual promete orientar a União na saída da crise e no regresso à via da recuperação a longo prazo, afigurando-se como uma oportunidade única para incrementar a coesão territorial entre estes dois territórios irmãos.

 

 

 

Fonte: Confiminho