A Presidente da AD&C, Cláudia Joaquim participou hoje no Congresso “Fundos Europeus 2025: Execução, Fiscalização e Futuro”, que teve lugar na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
No encontro, foi debatida a execução prática do Portugal 2030 e do PRR, a simplificação das formas de financiamento, os desafios do controlo, responsabilidade, auditoria e compliance, bem como o futuro modelo dos fundos europeus.
Cláudia Joaquim representou a Agência com uma intervenção no Painel I “Execução Prática do PT 2030 e PRR no terreno – Ponto de situação e constrangimentos”.
Esteve ainda em debate a verificação dos procedimentos de contratação pública e o seu impacto no sistema.
O Congresso foi organizado pelo Instituto Europeu da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e o CIDEEFF – Centro de Investigação em Direito Europeu, Económico, Financeiro e Fiscal, composto por 5 Painéis:
- Execução prática do PT2030 e do PRR no terreno: ponto de situação e principais constrangimentos
- Simplificação das formas de financiamento nos fundos: simplificação ou ilusão? (opções de custos simplificados e as dicotomias com o combate à má gestão)
- Como acelerar os fundos europeus em 2025 e qual o modelo para o próximo período de programação?
- Controlo, responsabilidade, auditoria e compliance
- A verificação dos procedimentos de contratação pública: necessidade ou distorção do sistema?
O encontro foi uma oportunidade para promover o debate em torno da aplicação e os desafios da concretização dos fundos europeus.
Fonte: Cideeff

