px

Água | Gestão, Inovação e Tecnologia marcam o sucesso internacional do setor

Abr 2, 2020 | Notícias

O setor da água em Portugal conheceu uma forte evolução no país nos últimos anos, conferindo competências às empresas portuguesas da cadeia de valor do setor, que registam atualmente uma forte atividade também no mercado internacional.

 

Numa época marcada por importantes questões ambientais e preocupantes alterações climáticas onde a água – ou a escassez dela – está no centro das atenções, a tecnologia e a capacidade de adaptação das empresas a esta nova realidade assumem particular importância.

 

Precisamente, inovação, tecnologia, capacidade e know-how de excelência caracterizam as empresas portuguesas do setor da água e/ou com atividade em setores da cadeia de valor da água (assistência técnica, estudos e consultoria, construção e equipamentos, gestão), cuja atividade internacional valerá já cerca de 250 milhões de euros, o que representa aproximadamente metade do volume de negócios destas empresas.

 

No total, são perto de 140 os países com presença de empresas portuguesas em projetos de consultoria, projeto e infraestrutura de água. Um leque cada vez mais alargado de países, confirmando a vontade e o empenho das empresas portuguesas em chegar a cada vez mais mercados, em vários pontos do planeta.

 

Saiba mais sobre o setor da água, tema em destaque na edição de abril da Revista Portugalglobal.

 

Imagem Aquametragem

 

A curta-metragem animada “Aquametragem”, de pouco mais de cinco minutos, visa sensibilizar o público para a utilização dos recursos hídricos de uma forma responsável e eficiente.

 

No vídeo, Hidro, o protagonista da animação, ganha acesso a uma fonte potável de água, mas comete muitos erros na sua utilização, aprendendo com esses erros e passando a valorizar a importância de utilizar um recurso finito e escasso de uma forma sustentável.

 

Veja aqui o vídeo.

 

A ideia para a “Aquametragem” partiu da Lisboa E-Nova (Agência de Energia e Ambiente de Lisboa). Esta curta-metragem, da portuguesa Marina Lobo, foi a vencedora da categoria “Proteger o nosso planeta” no Festival de Filmes ODS em Acão, organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2018.

 

Fonte: Revista Portugalglobal/MC