A Comissão Europeia adotou recentemente um Livro Verde e lançou uma consulta pública para debater possíveis formas de antecipar e dar resposta aos impactos socioeconómicos do envelhecimento da população europeia.
O objetivo da consulta é recolher os pontos de vista das partes interessadas e do público sobre a forma de antecipar e dar resposta aos desafios e oportunidades inerentes ao envelhecimento da população da União Europeia, para contribuir para preparar eventuais respostas políticas. O Livro Verde adota uma abordagem baseada no ciclo de vida, salientando assim que o envelhecimento afeta todas as idades e gerações.
Todos os cidadãos e partes interessadas são convidados a expressar os seus pontos de vista. Particularmente as reações das partes interessadas e das pessoas que intervêm em políticas relacionadas com o envelhecimento ou que são afetadas por diferentes aspetos do envelhecimento.
As partes interessadas pertinentes incluem: autoridades públicas dos Estados-Membros, autoridades regionais e locais, parceiros sociais, partes interessadas ativas em questões relacionadas com o envelhecimento da população em sentido lato, incluindo os setores da saúde e da prestação de cuidados, ensino e formação, bem como organizações empresariais, universidades, peritos, grupos de reflexão e organizações internacionais.
Participe aqui até 21 de abril!
Fonte: CE/MC