A disseminação do novo coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19) em Portugal está a ser monitorizada pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I.P. (INSA), através da análise do genoma deste vírus.
Até à data, os dados recolhidos permitiram analisar 1550 genomas de SARS-CoV-2 obtidos a partir de amostras positivas do vírus colhidas ou recebidas pelo INSA.
Conheça o Estudo que faz parte de um dos 121 projetos apoiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) no âmbito do programa de apoio especial Research 4 COVID-19, dirigido a projetos de implementação rápida para soluções inovadoras de resposta à pandemia de COVID-19.
O estudo tem como principais objetivos identificar perfis mutacionais do SARS-CoV-2, monitorizar cadeias de transmissão e identificar novas introduções do vírus em Portugal; prever o início da transmissão na comunidade e aferir o impacto das medidas de contenção; determinar possíveis associações entre perfis genéticos (mutacionais) do vírus e determinadas manifestações clínicas (ex. diferentes graus severidade da COVID-19); e melhorar o conhecimento da variabilidade genética deste novo vírus à escala mundial, o que levará ao melhor desenvolvimento de medidas profiláticas (vacinas) e terapêuticas, sendo que os dados gerados pelo Instituto Ricardo Jorge foram imediatamente partilhados a nível internacional, através da plataforma online Nextstrain e do repositório GISAID.
Recorrendo a tecnologias de sequenciação de nova geração e a uma análise bioinformática através da plataforma online INSaFLU, o INSA consegue identificar a sequência completa do genoma.
Estes dados permitem desenvolver um painel interativo que reflete uma análise integrativa da diversidade genética (filogenia) e dispersão geotemporal do vírus SARS-CoV-2 em Portugal, realizada com o recurso às ferramentas do projeto Nextstrain (Hadfield et al. 2018, Bioinformatics).
Todas as informações sobre o desenvolvimento deste Estudo estão disponíveis na página dedicada ao projeto.
Fonte: FCT/INSA/MC