px

CESE Info | Uma Europa Próspera, Inclusiva e Sustentável

Jan 11, 2021 | Notícias

O Comité Económico e Social Europeu (CESE) acaba de publicar o programa completo da sua nova presidente, Christa Schweng.

 

O programa apresenta uma visão arrojada para uma Europa mais forte e mais resiliente após a COVID-19 e postula um contributo importante do CESE para a recuperação da Europa e a democracia participativa.

 

Sob o lema «Unidos pelo futuro da Europa», o programa coloca grande ênfase na unidade, palavra de ordem da presidência de Christa Schweng, que lança um apelo para reconstruir o CESE, tornando-o mais unido e mais eficaz para influenciar as políticas da UE.

 

O programa apresenta quatro prioridades, que estão em consonância com a ideia de uma Europa pós-COVID-19 que permita aos cidadãos prosperar e viver numa sociedade aberta, assente em valores.

 

A primeira prioridade é uma Europa economicamente próspera com ênfase na ajuda aos Estados-Membros, às empresas, aos trabalhadores e aos cidadãos em geral, para que possam sobreviver e reconstruir as economias. A transição para uma economia mais digital e ecológica deve estar igualmente associada à recuperação social.

 

A segunda prioridade é uma Europa socialmente inclusiva que assegura que ninguém fica para trás nas transições digital e ecológica. É fundamental salvaguardar o emprego e os rendimentos de todos os trabalhadores, com especial atenção para os grupos vulneráveis. No programa, afirma-se que os valores comuns da UE não são negociáveis em circunstância alguma. Também se apoia a criação de uma União Europeia da Saúde enquanto elemento importante da solidariedade.

 

A terceira prioridade – uma Europa ambientalmente sustentável – reconhece que uma economia mais ecológica e digitalizada será o motor do Plano de Recuperação da Europa. No entanto, para que tal aconteça, as empresas devem ser encaradas como parte da solução e ser encorajadas a contribuir ativamente para moldar a transição para uma economia hipocarbónica e eficiente na utilização dos recursos.

 

A quarta prioridade consiste em assegurar que o CESE desempenha um papel fundamental na Conferência sobre o Futuro da Europa, uma iniciativa importante que deve demonstrar aos europeus que a UE também é da sua responsabilidade, dando-lhes a oportunidade de debater os principais temas europeus, com o objetivo de melhorar o funcionamento da União.

 

Enquanto defensor acérrimo da democracia participativa composto por membros provenientes de todos os quadrantes da sociedade civil ativos no terreno em todos os Estados-Membros, o CESE tem a oportunidade de demonstrar o seu valor acrescentado e agir enquanto facilitador. 

 

Saiba mais aqui

 

Fonte: CESE Info/MC