Os chefes de Estado ou de Governo da União Europeia encontram-se hoje em Salzburgo, na Áustria, para uma reunião informal centrada na luta contra a migração ilegal.
O anfitrião da cimeira é Sebastian Kurz, chanceler da Áustria, que exerce atualmente a Presidência do Conselho.
O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk preside à reunião. Representando a UE, juntamente com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.
A cimeira faz parte da Agenda dos Dirigentes e centra-se na segurança interna, designadamente, nos progressos alcançados para:
- melhorar a cooperação policial e judiciária,
- reforçar a segurança das fronteiras e a resiliência no ciberespaço.
Na véspera da reunião, os dirigentes reúnem-se num jantar de trabalho informal dedicado ao tema da migração para debateram os mais recentes acontecimentos nesse domínio e avaliaram os progressos realizados na redução de chegadas de migrantes irregulares e na cooperação com países terceiros.
No final da cimeira realizar-se-á uma reunião a 27 com vista a debater o Brexit, o que constituirá uma oportunidade para analisar o estado das negociações e as próximas etapas.
Os debates realizados durante a cimeira informal refletir-se-ão nos trabalhos e nas conclusões das próximas reuniões do Conselho Europeu.
Fonte: Conselho Europeu