px

Comemoração do Dia da Europa nos Açores sob o mote do património cultural

Mai 8, 2018 | Notícias

O Governo dos Açores promove a comemoração do Dia da Europa com a realização de diversas atividades em todo o arquipélago.

O programa comemorativo, que abrange todos os concelhos da Região, inclui a realização de ações educativas e culturais no Pico, ilha onde vão decorrer as cerimónias oficiais sob o mote do Ano Europeu do Património Cultural, com o objetivo de chamar a atenção para a existência, importância e papel do património cultural açoriano no contexto europeu, colocando o enfoque no património baleeiro e da paisagem da cultura da vinha do Pico, reconhecida pela UNESCO.

As comemorações arrancam a 8 de maio, na Madalena, com a execução do Hino da Europa e a realização da iniciativa “Conversas na Adega”, na qual serão debatidos temas relacionados com o Ano Europeu do Património Cultural, valorizando o reconhecimento da Paisagem da Vinha do Pico.

Esta tertúlia, que terá lugar na Cooperativa Vitivinícola, conta com a presença do artista João Ramos, que abordará a arte pública e o envolvimento comunitário, de Manuel Costa, que falará sobre o contributo dos museus para o desenvolvimento territorial, e de Manuel Tomaz, que terá uma intervenção sobre os escritores picarotos, estando ainda previsto um momento de dança de folclore, com uma “Chamarrita” à moda do Pico.

A 9 de maio, Dia da Europa, o programa decorre nas Lajes do Pico, onde terão lugar oito ateliers, envolvendo cerca de duas centenas de alunos do 1.º Ciclo, que serão orientados pela personagem “Mãe Europa”.

Estas oficinas lúdicas e informativas focarão a questão do património europeu e local, desde o património baleeiro à paisagem da vinha e aos escritores do Pico, passando por monumentos emblemáticos, trajes e personalidades dos países da União Europeia, além de uma “Gincana da Europa”.

Em simultâneo a estas iniciativas, que se realizam no Centro de Artes e de Ciências do Mar, também estarão patentes duas exposições, sendo uma de miniaturas de ex-libris de capitais dos países da União Europeia, da responsabilidade do Centro de Convívio das Lajes, e outra com a recriação de obras de arte com reaproveitamento de matérias, da responsabilidade da Escola Básica e Secundária de Lajes.

O programa comemorativo prossegue em São Roque do Pico durante a tarde deste dia com a inauguração de uma obra de arte mural do artista João Ramos e com a promoção de momentos intergeracionais envolvendo a comunidade escolar e não escolar.

Na Escola Básica e Secundária de São Roque terá lugar uma parada europeia que integra elementos e símbolos identitários dos Estados Membros da União Europeia, além de um momento musical, com a construção de um mosaico cultural, e de uma exposição sobre a diversidade dos trajes europeus, a cargo dos Centros de Convívio.

A comemoração do Dia da Europa na Região integra, pela segunda vez, a iniciativa “Rua da Europa”, que conta com a participação de 18 municípios das nove ilhas do arquipélago e que consiste em colocar numa rua, à escolha das autarquias, as 28 bandeiras dos Estados Membros e da União Europeia.

Esta iniciativa, que decorrerá de 7 a 13 de maio, pretende despertar a curiosidade dos cidadãos para a efeméride que se assinala a 9 de maio e envolver as autarquias nas comemorações.

Por outro lado, o concurso multimédia subordinado à temática “Património Cultural e Natural”, destinado a alunos do ensino secundário e profissional de todas as escolas da Região, continua a ser parte integrante das comemorações.

O melhor vídeo será emitido pela RTP/Açores no dia 9 de maio e os melhores trabalhos serão disponibilizados no canal youtube do Governo dos Açores e na página do Facebook do Gabinete do Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas.

A equipa vencedora ganha uma viagem a Lisboa e ao Porto, além da divulgação do vídeo na RTP/Açores, enquanto os segundos classificados recebem um conjunto de 15 livros para a biblioteca escolar e os terceiros classificados um conjunto de 10 livros.

Todos os elementos das equipas finalistas recebem um livro como prémio de participação. Mais informações

Fonte: Governo dos Açores