Saiba quais os Prémios que visam distinguir a excelência na educação e formação profissional na edição deste ano.
A Semana Europeia da Formação Profissional, que decorre de 5 a 9 de novembro em Viena (Áustria), está recheada de prémios distribuídos nas seguintes quatro grandes categorias:
- A primeira destina-se a micro, pequenas e médias empresas e a trabalhadores e procura identificar contributos de excelência ao nível da oferta, qualidade, imagem e mobilidade no âmbito da Aliança Europeia para a Aprendizagem, havendo também um prémio alusivo à formação no local de trabalho com o intuito de dar visibilidade a boas práticas de aprendizagem profissional desenvolvidas ao longo da carreira. A este último prémio as empresas terão de concorrer até 20 de agosto.
- A segunda categoria reúne vários destinatários, como operadores de educação e formação que se tenham distinguido pelo desenvolvimento de práticas inovadoras que possam servir de inspiração e contribuir para práticas de excelência na educação e formação profissional. O prazo limite para submissão de candidaturas é também o dia 20 de agosto.
Esta categoria integra ainda um prémio que visa eleger professores e formadores que tenham contribuído para a excelência na educação e formação profissional através da forma como interagem com os aprendentes. Para concorrerem os interessados deverão formalizar a candidatura até 20 de agosto e reunir alguns requisitos: trabalhar diretamente com aprendizes de formação inicial ou contínua, terem sido reconhecidos, a nível regional ou nacional, como professores ou formadores por um organismo público ou privado nos últimos 3 anos e serem residentes de um Estado Membro, país candidato ou da EFTA.
Por fim, esta categoria abrange ainda investigadores que tenham desenvolvido um trabalho de reflexão excecional no campo da formação inicial, superior ou contínua, da aprendizagem dos adultos e do desenvolvimento da aprendizagem ao longo da carreira. Desta vez, o prazo de submissão das candidaturas é o dia 24 de agosto.
- A terceira categoria pretende dar visibilidade a iniciativas ou práticas de excelência cofinanciadas pelo Fundo Social Europeu, pelo que os candidatos terão de ser propostos pelas Autoridades nacionais do FSE e pelas Agências Nacionais Erasmus+.
- A quarta categoria é organizada pelo Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (CEDEFOP) e deverá mobilizar aprendentes (jovens e adultos) que sejam capazes de, através de uma fotografia, demonstrar qual o significado que atribuem à educação e formação profissional. Ainda nesta categoria haverá um outro prémio, promovido pela European Training Foundation, centrado na promoção do empreendedorismo enquanto competência-chave da educação e formação profissional.
Todos os prémios terão um júri e uma votação pública, resultando da conjugação destas duas componentes, a identificação dos vencedores.
Mais informações disponíveis no website da Comissão Europeia.
Fonte: Qualifica/CE