A 2.ª Sessão do Ciclo de Encontros 2018 subordinada ao tema “Percursos Profissionais na Administração Pública: Carreiras e Competências” vai ter lugar no dia 16 de maio, na Torre do Tombo, em Lisboa.
Atrair, reter e produzir talento são objetivos que a Administração Pública (AP) deve assumir para desempenhar as suas missões em execução das políticas públicas.
Ter trabalhadores com as competências adequadas para lidar com todas as mudanças sociodemográficas e relacionar-se com os cidadãos e demais atores sociais é fundamental para a implementação de sistemas de melhoria contínua e de inovação na AP, pelo que é premente fazer uma gestão estratégica integrada das pessoas na AP.
Algumas questões em debate:
- Como avaliar o passado e o presente e perspetivar o futuro do trabalho na AP?
- Qual o papel que os modelos de organização do trabalho podem desempenhar na atratividade da AP como empregador?
- Qual o papel do diálogo social para garantir a equidade na constelação de carreiras no sistema de emprego público?
- Como conciliar a gestão por competências com o sistema de carreiras?
- Como capacitar as pessoas ao longo da vida para as tornar mais competentes naquilo que fazem ou que podem vir a fazer?
O Ciclo de Encontros reúne um conjunto de seminários abertos a todos os interessados com dois objetivos principais:
- Debater os temas que estão na agenda transformacional da AP atual;
- Extrair propostas de atuação (da reflexão gerada pelos stakeholders) que melhorem a capacidade adaptativa permanente da Administração Pública face aos desafios que se lhe colocam, tendo como um dos principais elementos de mudança a atuação dos próprios trabalhadores.
A sessão seguinte está agendada para 27 de junho com o tema “Instrumentos de Gestão para a Administração Pública do Futuro”.
Fonte: INA/Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas