Criado há três anos, o Corpo Europeu de Solidariedade visa oferecer aos jovens a oportunidade de participarem numa vasta gama de atividades de solidariedade em toda a União Europeia.
Já se inscreveram mais de 161 mil jovens no Corpo Europeu de Solidariedade, e a iniciativa teve impacto na vida de muitas pessoas. Muitas das atividades financiadas oferecem oportunidades de voluntariado — individualmente ou em equipa. Mas os jovens podem igualmente beneficiar de estágios e de empregos.
Os jovens podem ainda, por sua iniciativa, criar projetos de solidariedade, o que lhes permite criar, desenvolver e gerir atividades que contribuem para uma mudança positiva na sua comunidade, ao mesmo tempo que vivem no estrangeiro e adquirem competências valiosas.
A inclusão é um dos temas mais frequentemente abordados nos projetos do Corpo Europeu de Solidariedade, mas não é o único. Outros temas são o trabalho com jovens, as alterações climáticas, o desenvolvimento comunitário, a cidadania, a educação e a cultura. Nos próximos meses e anos, deverão ser criadas dezenas de milhares de oportunidades nestes domínios.
Além disso, uma em cada três das atividades financiadas pelo Corpo Europeu de Solidariedade está reservada a participantes com menos oportunidades com deficiências ou dificuldades educativas, económicas, sociais ou geográficas.
Saber mais sobre o Corpo Europeu de Solidariedade
O Corpo Europeu de Solidariedade pretende promover a solidariedade na sociedade europeia, envolvendo os jovens e as organizações em atividades acessíveis e de elevada qualidade. Oferece aos jovens oportunidades para ajudarem a resolver situações problemáticas em toda a Europa.
- Ficha informativa/Balanço (setembro 2019)
Fonte: CE/MC