A ação climática, a proteção do ambiente e a proteção da natureza são temas cada vez mais abordados pelos projetos do Corpo Europeu de Solidariedade.
Desde 2017, foram financiados mais de 1 100 projetos relacionados com o clima, a proteção do ambiente e a proteção da natureza, envolvendo mais de 7 500 participantes.
Eis alguns dos projetos relacionados com questões ecológicas:
- Repair Café, em Tartu (Estónia): os eletrodomésticos avariados e o mobiliário estragado ganham uma nova vida.
- Climate Awareness, na Suécia: os voluntários ajudam a cultivar alimentos biológicos, a repor a biodiversidade e a criar paisagens comestíveis numa aldeia ecológica.
- Urban Ecology, na Bulgária: centra-se na sensibilização e na oferta de modelos sustentáveis de proteção ambiental e de um estilo de vida saudável em Varna.
- Wintertide, em Itália: este projeto de solidariedade visa recuperar uma zona costeira natural nas proximidades dos centros urbanos de Trani e de Barletta.
Conheça melhor estes projetos nesta ficha informativa e procure mais projetos financiados sobre os temas que lhe interessam na base de dados de projetos do Corpo Europeu de Solidariedade.
Corpo Europeu de Solidariedade celebra 4 anos em 2020
Desde a sua criação em 2016, mais de 254 mil jovens inscreveram-se no Corpo Europeu de Solidariedade e 47 mil já realizaram ou estão a realizar o seu projeto de solidariedade.
O Corpo Europeu de Solidariedade foi criado para apoiar os muitos jovens com vontade de ser solidários e contribuir de forma significativa para a sociedade, ajudá-los a viver uma experiência inestimável e dar resposta às necessidades das comunidades da Europa sob a forma de um corpo (ou braço, serviço, sucursal) de cidadãos e organizações que partilham as mesmas ideias e que querem ser agentes de mudanças positivas.
Fonte: Portal Europeu da Juventude/MC