Para assinalar o Dia Mundial do Ambiente que se celebra hoje, destacamos a publicação da Comissão Europeia intitulada “52 Passos para uma Cidade Mais Verde”.
A biodiversidade nas cidades
As cidades são riquíssimas em biodiversidade. Há vida em toda a parte, do topo do edifício mais alto ao fundo de um lago.
Há plantas e animais nas zonas verdes junto às estradas e nas margens dos rios, nos quintais e nas zonas industriais, nos jardins, parques e cemitérios, nas paredes e nos telhados. Algumas espécies estão tão bem adaptadas que prosperam no ambiente urbano.
Mesmo nas áreas edificadas, é preciso criar espaço para a natureza. Mais de metade das capitais da Europa albergam sítios Natura 2000, a rede de zonas naturais protegidas da UE.
E ainda bem que assim é, porque precisamos da natureza. A natureza melhora a qualidade de vida, limpa o ar, protege as nossas casas de inundações e dá-nos alimentos e água. Além disso, contribui para a nossa saúde mental.
O modo como viaja, como limpa a casa e como escolhe o seu animal de estimação afeta a teia da vida. Dedique tempo a aprender sobre os seres vivos que o rodeiam e a cuidar deles — para preservar os seus muitos benefícios.
O que é que posso fazer?
Esta brochura da Direção-Geral do Ambiente da CE contém 52 sugestões sobre como apoiar a biodiversidade urbana ao longo do ano. Inclui:
- Coisas práticas que pode fazer diariamente;
- Atividades para iniciar ou às quais pode aderir na sua comunidade;
- De que modo pode ajudar a investigação através da observação e do registo da vida selvagem;
- A utilização de técnicas sustentáveis no seu jardim.
Fonte: CE/MC