px

ERASMUS+ | Convite à Apresentação de Candidaturas

Mar 29, 2021 | Notícias

Foi recentemente publicado no Jornal Oficial da União Europeia (JOUE), o Convite à Apresentação de Candidaturas 2021, no âmbito do programa ERASMUS+.

 

O objetivo geral do programa Erasmus+ consiste em apoiar o desenvolvimento educativo, profissional e pessoal das pessoas nos domínios do ensino, da formação, da juventude e do desporto, na Europa e mais além, contribuindo assim para o crescimento sustentável, o emprego e a coesão social, bem como para reforçar a identidade europeia.

 

Assim, o programa é um instrumento fundamental para a construção de um espaço europeu da educação, ao promover a cooperação estratégica europeia no domínio do ensino e formação, e as respetivas agendas setoriais, fazendo progredir a cooperação no âmbito das políticas para a juventude ao abrigo da Estratégia para a Juventude 2019-2027 da União e promovendo a dimensão europeia no desporto.

 

O programa tem como objetivos específicos:

 

  • Promover a mobilidade individual para fins de aprendizagem, assim como a cooperação, a inclusão, a excelência, a criatividade e a inovação ao nível das organizações e políticas no domínio do ensino e da formação;
  • Promover a mobilidade para fins de aprendizagem não formal e a participação ativa entre os jovens, assim como a cooperação, a inclusão, a criatividade e a inovação ao nível de organizações e políticas no domínio da juventude;
  • Promover a mobilidade para fins de aprendizagem de pessoal e treinadores desportivos, assim como a cooperação, a inclusão, a criatividade e a inovação ao nível das organizações desportivas e políticas desportivas.

 

Estes objetivos serão prosseguidos através de três ações principais:

 

  • Ação-chave 1: Mobilidade para fins de aprendizagem;
  • Ação-chave 2: Cooperação entre organizações e instituições;
  • Ação-chave 3: Apoio à elaboração de políticas e à cooperação

 

Em 2021-2027, o programa ambiciona ser ainda mais inclusivo e apoiar as transições ecológica e digital, bem como colaborar para a resiliência dos sistemas de educação e formação face à pandemia. Assim, terá como principais características as seguintes:

 

  • Erasmus+ inclusivo: proporcionar melhores oportunidades às pessoas com menos oportunidades, incluindo as de origens culturais, sociais e económicas diversas, e as que vivem em zonas rurais e remotas. O programa será também mais internacional, a fim de cooperar com países terceiros.

 

  • Erasmus+ digital: a pandemia salientou a necessidade de acelerar a transição digital dos sistemas de educação e formação. O Erasmus+ apoiará o desenvolvimento de competências digitais, através da formação e intercâmbios digitais de elevada qualidade e incentivará os estágios no setor digital.

 

  • Erasmus+ verde: em sintonia com o Pacto Ecológico Europeu, o programa oferecerá incentivos financeiros aos participantes que utilizam modos de transporte sustentáveis. Investirá igualmente em projetos que promovam a sensibilização para as questões ambientais e facilitem os intercâmbios relacionados com a atenuação da crise climática.

 

  • Erasmus+ para os jovens: a iniciativa DiscoverEU torna-se agora parte integrante do programa Erasmus+ e dá aos jovens de 18 anos a possibilidade de obterem um passe ferroviário para viajar por toda a Europa, aprender com outras culturas e conhecer outros europeus. O Erasmus+ apoiará igualmente oportunidades de intercâmbio e cooperação através de novas atividades de participação dos jovens, a fim de ajudar os jovens a participar e a aprender a participar na vida democrática, sensibilizando para os valores europeus comuns e os direitos fundamentais e unir jovens e decisores a nível local, nacional e europeu.

 

Saiba mais, acedendo aqui ao Guia do Programa Erasmus+

 

Mais informações disponíveis aqui

 

Fonte: Eurocid/CE/MC