O segundo Festival do Novo Bauhaus Europeu, com candidaturas abertas, terá lugar em Bruxelas, em abril de 2024, acompanhado de eventos independentes por satélite em toda a União Europeia e não só.
Pode candidatar-se até 30 de setembro, e participar ou contribuir para o Festival de mais de uma forma:
- Ao mostrar o seu projeto ou protótipo,
- Participar no programa de arte e cultura do festival,
- Organização de um evento independente por satélite, ou
- Tornar-se um parceiro de comunicação social
Com o tema «Recursos para Todos», o Festival reúne inovadores, criadores, cientistas, pessoas e coletivos de todas as esferas da vida para debater e moldar o nosso futuro que é sustentável, inclusivo e belo.
Serão explorados em conjunto temas como abrigo e ambientes de vida, terra e água, moda e bem-estar humano à luz da mudança do ambiente.
O programa dos Festivais terá a duração de quatro dias em quatro faixas de atividades:
- Fórum – uma plataforma para o debate e o intercâmbio de ideias em torno do Novo Bauhaus Europeu.
- Feira – um laboratório e uma exposição que destacam projetos e protótipos que se alinham e apoiam os valores fundamentais do Novo Bauhaus Europeu.
- Feste – uma celebração que une a cultura, a arte e o convívio, servindo como um momento de alegria coletiva, honrando a liberdade de expressão e abraçando ideias e visões radicais, inovadoras e disruptivas.
- Eventos por satélite – eventos e iniciativas organizados de forma independente em Bruxelas e não só, com atividades essenciais em consonância com os valores do Novo Bauhaus Europeu.
Convites à apresentação de candidaturas
As organizações interessadas e os indivíduos podem propor as suas próprias atividades, projetos ou eventos por satélite a uma das três chamadas para se tornarem uma característica de destaque do Festival. O quarto convite à apresentação de propostas é o convite aos parceiros dos meios de comunicação social.
Se tiver dúvidas, escreva para EC-NEB-COMM@ec.europa.eu.
Reviva a edição de 2022 do Festival! Assista às gravações.
Nota: A foto retrata o projeto português “Theform” design multidisciplinar (Porto), finalista Rising Star em 2021.
Fonte: CE