A Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) acaba de lançar um Glossário Adaptado às Políticas e Práticas de Igualdade entre Mulheres e Homens no Mercado de Trabalho.
Esta ferramenta visa partilhar, de forma concisa e objetiva, um conjunto de conceitos que se destacam nas diversas dimensões da igualdade e não discriminação no mundo laboral.
A sua conceção visa dois objetivos: proporcionar a clarificação de conceitos que facilitem a integração de uma perspetiva de género nas políticas e práticas organizacionais; e difundir esses conceitos tornando-os acessíveis a atores relevantes na dinâmica das organizações e do mercado de trabalho, designadamente dirigentes, decisores/as, gestores/as de recursos humanos, pontos focais para a igualdade de género, representantes dos parceiros sociais, jornalistas, pessoal docente, pessoal da investigação e alunas e alunos.
O documento poderá ser igualmente útil a um público mais amplo e crescentemente interessado no aprofundamento de temas relacionados com a igualdade de entre homens e mulheres no mercado de trabalho.
O Glossário pretende ainda, concorrer para o conhecimento da importância da alteração de comportamentos e atitudes e contribuir para a tomada de decisões num quotidiano evolutivo, em que variabilidade e incerteza estão sempre presentes na nossa vida e na vida das entidades empregadoras.
Para saber mais, consulte aqui o Glossário que pretende constituir uma referência e um instrumento de valor acrescentado no âmbito da formação em matéria de igualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho, tornando acessível a todas as pessoas a compreensão e a interiorização dos conceitos frequentemente utilizados neste domínio, contribuindo para a consciencialização do valor universal do direito à igualdade entre homens e mulheres em todas as esferas da vida.
A CITE é, desde 1979, o mecanismo nacional que prossegue a igualdade e não discriminação entre homens e mulheres no trabalho, no emprego e na formação profissional, bem como a proteção na parentalidade e a conciliação da atividade profissional com a vida familiar e pessoal.
No âmbito do 8 de março, a CITE assinalou 40 anos de atividade ao serviço de trabalhadores e trabalhadoras e de entidades empregadoras.
Fonte: CITE/MC