Portugal ocupa uma posição geoestratégica entre a Europa, a América e a África, que em muito potencia os fluxos migratórios.
Apresenta também fatores de atratividade muito relevantes:
- Povo muito acolhedor e grande facilidade de comunicação,
- Clima mediterrânico,
- Extensa costa atlântica,
- Uma das mais baixas taxas de criminalidade da União Europeia,
- Custo de vida muito inferior ao dos demais países da UE.
Portugal dispõe também de uma rede de telecomunicações tecnologicamente avançada, boas infraestruturas de transporte e logística e uma rede de centros de investigação e conhecimento de referência, tendo, por isso, um forte potencial de aumento da produtividade.
Assim, Portugal tem vindo a tornar-se cada vez mais num destino preferencial para viver e investir.
Do ponto de vista económico, o setor dos serviços ocupa a posição de maior destaque, seguido pelos setores da indústria, construção, energia e água, e, com peso menor, a agricultura, silvicultura e pescas.
A atividade económica tem vindo a diversificar-se, juntamente com uma maior especialização da indústria transformadora, cada vez com mais incorporação de tecnologia e menor dependência de indústrias tradicionais, o que valoriza os recursos humanos qualificados.
Neste contexto, é importante clarificar as novas oportunidades de investimento em Portugal, objetivo para o qual este guia pretende contribuir, servindo de orientação a: emigrantes portugueses e lusodescendentes que queiram investir ou alargar a sua atividade económica em Portugal; empresários nacionais que queiram internacionalizar os seus negócios através da Diáspora.
Saiba mais, consultando aqui o Guia.
Fonte: Portal do Governo/MC