O Hackathon #SOTEU é uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal e visa envolver e mobilizar os cidadãos para participarem ativamente no debate sobre a União Europeia e recolher as suas ideias e preocupações através de um formato centrado em conteúdo, mas disruptivo e com um toque irreverente.
Que propostas faria e que temas definiria como prioridades se fosse o/a Presidente da Comissão Europeia? Como os comunicaria para envolver todos na sua implementação? Este é o desafio lançado com o Hackathon #SOTEU, iniciativa online que vai decorrer de 19 a 21 de agosto.
Em 48 horas e num ritmo bastante intenso, os participantes, em equipas ou individualmente, são convidados a refletir sobre a União Europeia, a conversar com peritos de diferentes temas e a superar vários desafios para desenvolver e apresentar, de forma inovadora, o seu próprio discurso de análise ao Estado da União Europeia (em inglês: State of the European Union –SOTEU).
Na manhã do último dia, os participantes ou equipas mais resilientes apresentam os seus discursos a um painel de júri de diretores de meios de comunicação social que seleciona os três vencedores. Estes serão difundidos através da comunicação social e dos canais da Comissão Europeia em Portugal nas redes sociais. Os autores dos melhores discursos serão convidados a apresentar as suas ideias num evento a realizar a 16 de setembro, dia em que a Presidente da Comissão Europeia profere o SOTEU ao Parlamento Europeu.
Quando? A 1.ª edição vai acontecer de 19 a 21 de agosto de 2020 (um mês antes do SOTEU para recolher ideias a tempo de contribuir para a sua preparação).
Onde? Em ambiente totalmente online com transmissão também nas contas das redes sociais da Representação da Comissão Europeia em Portugal. É possível participar a partir de qualquer lugar.
Para quem? A iniciativa é aberta a portugueses (que residam em qualquer parte do mundo) ou residentes em Portugal (a partir dos 18 anos), nomeadamente que sejam ativos em áreas diferentes da sociedade e que tenham vontade de ter mais voz para as suas ideias para o caminho europeu.
A participação é gratuita e é feita através de inscrição aqui até 17 de agosto. A seleção será feita com base no perfil e motivação, com vista a conseguir um grupo diverso que possa contribuir com questões e ideias construtivas e alternativas de diferentes pontos de vista, setores e áreas/temas.
As sessões de abertura e de encerramento, onde serão apresentados os trabalhos finais, podem ser acompanhadas de forma aberta aqui e nas contas das redes sociais da Representação da Comissão Europeia em Portugal.
Fonte: Rep. da CE em Portugal/MC