px

IFRRU 2020 News entrevista Presidente da Agência para o Desenvolvimento e Coesão

Jul 20, 2018 | Notícias

Acaba de ser divulgada a nova edição da IFRRU 2020 NEWS.

 

A newsletter eletrónica trimestral do IFFRU 2020 – instrumento financeiro para a reabilitação e revitalização urbanas – pretende dar a conhecer as oportunidades de apoio ao investimento proporcionadas por este instrumento financeiro e os resultados alcançados.

 

Destacamos neste segundo número da IFFRU 2020 News, a entrevista de António Dieb, Presidente da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, IP.

 

Conheça as respostas às questões colocadas:

  • Como é que a AD&C, a autoridade nacional responsável pela coordenação técnica da aplicação dos fundos europeus em Portugal vê o IFRRU 2020, o maior programa de incentivo público para a reabilitação urbana lançado em Portugal?
  • Qual a importância da reabilitação urbana no Portugal 2020 como alavanca de desenvolvimento dos nossos centros urbanos e da competitividade do país?
  • Qual o papel que a AD&C perspetiva para os instrumentos financeiros na programação dos fundos europeus no pós 2020? Em particular, continuará a existir uma prioridade de investimento dedicada à reabilitação urbana?

 

Sobre o IFFRU 2020 – Revitalizar as cidades

Quando em Portugal, pelo insuficiente nível de investimento em reabilitação urbana, cerca de 1 milhão de edifícios carece de reparação, em todas as regiões, em que a construção continua a ser a mais frequente, em que 28% do consumo de energia primária é do setor residencial e de serviços, impunha-se a criação de um instrumento financeiro, com objetivos de política pública em matéria de reabilitação urbana e de forma conjugada de eficiência energética, que pudesse dar resposta a todos os interessados que pretendem investir e que não encontram financiamento no mercado para o seu projeto.

 

O IFRRU 2020 consiste num instrumento financeiro que mobiliza as dotações aprovadas pelos Programas Operacionais Regionais, do Continente e das Regiões Autónomas, e do programa temático Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), do Portugal 2020, com os objetivos de revitalizar as cidades, apoiar a revitalização física do espaço dedicado a comunidades desfavorecidas e apoiar a eficiência energética na habitação. Consulte a Ficha síntese.

 

A estas dotações acrescem as provenientes de instituições financeiras europeias: o Banco Europeu do Investimento (BEI) e o Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa (CEB).

Através de um procedimento concursal, foram selecionadas as entidades gestoras financeiras, que disponibilizam os produtos financeiros (empréstimos ou garantias) através dos quais são financiadas as operações de reabilitação urbana – Santander Totta, Banco BPI e Millennium BCP. 

 

O IFRRU 2020 tem, assim, uma capacidade de financiamento de 1.400 milhões de euros, gerando um investimento de cerca de 2.000 milhões de euros.

 

O IFRRU 2020 disponibiliza empréstimos em condições mais favoráveis face às do mercado, para a reabilitação integral de edifícios, destinados à habitação ou a outras atividades, incluindo as soluções integradas de eficiência energética mais adequadas no âmbito dessa reabilitação.

 

Num único pedido de financiamento, o candidato pode apresentar o seu projeto de investimento como um todo, reunindo as componentes da reabilitação urbana e as componentes de eficiência energética.

 

Estão abertas as candidaturas ao IFRRU 2020. Toda a informação útil disponível no Guia do Beneficiário ou Guia Rápido do Beneficiário.

 

Saiba mais

Fonte: IFRRU 2020