px

II Plano Nacional para a Juventude em processo de auscultação de jovens

Set 28, 2021 | Notícias

Com a conclusão do primeiro Plano Nacional para a Juventude, lançado em 2018, o Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. encontra-se a dinamizar a implementação do II Plano Nacional para a Juventude 2022-2025 (PNJ). Visa dar continuidade ao caminho de adequação da estratégia do Governo para a Juventude, criando ou melhorando serviços, programas, projetos e iniciativas, nas mais variadas áreas de interesse e tendo em conta as reais necessidades dos/as jovens.

 

A preparação do novo plano passa pela auscultação de jovens, através da realização de seminários, aplicação de um questionário online e a criação de um painel de jovens de todo o país.

 

De referir que em Portugal, a Juventude tem a especial proteção dos seus direitos, consagrados no artigo 70.º da Constituição da República Portuguesa.

 

 

Questionário online

Para o desenvolvimento de políticas públicas ajustadas, é importante a participação dos jovens, dos 15 aos 30 anos, num questionário online.

Através deste questionário os jovens podem dar a conhecer dificuldades por que passam, as oportunidades por que mais anseiam, e também a visão e as ideias para a Juventude em Portugal para os próximos 4 anos.

O questionário está online durante os próximos dois meses. É anónimo e confidencial, e demora aproximadamente 15 minutos a responder.

 

 

A participação da AD&C

O envolvimento da AD&C surge na sequência da necessidade de dar contributos no âmbito da preparação para o Plano Nacional para a Juventude, instituído pela Resolução do Conselho de Ministros nº 114-A/2018, de 4 de setembro, de atualização anual, a título de ponto focal técnico que assegura a representação setorial relativa às questões ligadas aos fundos europeus, acompanhando os trabalhos cuja coordenação cabe ao IPDJ.

 

 

Fonte: IPDJ